CORES PRIMARIAS GERADORAS:
O que são cores primárias ? São aquelas que não podem ser obtidas por mistura de outras cores.
As cores primárias são cores puras e elas são diferentes nas cores-luz e nas cores-pigmento.
Cores primárias na cor-luz:
A cor-luz (também conhecida como cor energia) recebe esta denominação
porque as cores estão contidas na luz e por ela são refletidas.
A soma das três cores-luz primárias (vermelho-alaranjado, verde e azul forte)
produz a luz branca. Por isso elas também são chamadas de cores primárias aditivas.
A luz é emitida em ondas de várias freqüências diferentes,
cada freqüência corresponde a uma cor específica.
Quando um feixe de luz branca atravessa um prisma,
as freqüências são separadas e podemos ver todas as cores num arco-íris.
Este princípio é utilizado na eletrônica, na física e na informática.
É este o princípio que possibilita a você ver as cores em seu monitor.
O branco e o preto na cor-luz:
Na luz branca estão presentes todas as cores, portanto, somando todas as cores
produz-se o branco, que é a luz pura. A ausência da luz é o preto.
Cores primárias na cor-pigmento:
Quando utilizamos tintas, lápis-de-cor, canetas coloridas e outros materiais para
tingir ou colorir estamos utilizando cores-pigmento. Os pigmentos cromáticos são
classificados em três categorias: primários, secundários e terciários.As cores primárias
da cor pigmento são: vermelho-magenta, amarelo-cádmio e azul forte.
Nas artes gráficas e na fotografia usa-se o azul-ciano.
O azul-ultramar ou da prússia é usado pelos artistas pintores que trabalham
com tinta a óleo, acrílica, guache, aquarela . Com essas cores básicas é possível criar uma
infinidade de tonalidades e assim, reproduzir as cores da natureza. Este também é o princípio
utilizado em sua impressora (modo CMYK).
O branco e o preto na cor-pigmento
Os pigmentos são classificados em duas categorias: pigmentos acromáticos e pigmentos cromáticos. O branco, o preto e os cinzas, produzidos pela mistura do preto e do branco, são acromáticos porque não contêm cor. Todos os outros pigmentos são cromáticos.
Cores Secundarias:
Obtemos as cores secundárias pela combinação das primárias, duas a duas, em proporções iguais.
Cores-luz secundárias:
ciano (verde+azul), magenta (vermelho + azul), amarelo (vermelho + verde).
Cores-pigmento secundárias:
verde (ciano + amarelo), vermelho (magenta + amarelo), azul (magenta + ciano).
Podemos dizer que as cores terciárias são todas as outras cores, isto é,
quando Uma cor não é primária nem secundária, então é terciária.
Obtemos uma cor terciária quando misturamos duas primárias em proporções diferentes,
isto é, uma em maior quantidade que a outra; ou quando misturamos as três cores primárias,
seja em proporções iguais ou não. A cor MARROM, por exemplo, é uma cor terciária obtida
da mistura das três primárias. Em artes gráficas, o marron pode ser obtido com a mistura do
amarelo ou vermelho alaranjado com um pouco de preto.
Cores Terciarias:
Cores terciárias:
São cores obtidas pela mistura de uma primária e uma secundária. São ao todo seis, independentes da síntese: laranja, oliva, turquesa, celeste, violeta e rosa.
As cores secundárias de um sistema resultam nas primárias de outro.
Aqui vemos que na cor-pigmento o vermelho e o azul vêm do ciano e do magenta, logo, são cores secundárias e não primárias.
Cores complementares:
São as cores opostas que, se misturadas, resultam no ponto final de cada síntese.
Ou seja, branco na aditiva e preta na subtrativa.
Cores quentes e frias:
O psicólogo alemão Wundt percebeu que as cores podem provocar diversas
sensações térmicas, estabelecendo a divisão delas em dois grupos:
Cores quentes:
São o magenta, amarelo e todas em que essas predominem. Sugerem luz, calor,
fogo, proporcionando uma sensação de atividade e dinamismo.
Cores frias:
São o ciano, verde e todas as demais relacionadas. Transmitem
sensação de conforto, tranqüilidade, associando ao frio e a água.
Embora as cores possam sugerir uma determinada sensação térmica, essa em nada tem
a ver com a real temperatura da cor, sendo apenas um efeito psicológico.
Na verdade cores de temperatura elevada tendem ao azul e as mais amenas ao vermelho.
Cores neutras:
São cores que não são influenciadas nem influenciam nenhuma outra devido a pouca energia que possuem, como o preto, o branco e todas as cores que, por dessaturação, tendem a essas duas.
Cores análogas:
São as cores que têm uma cor base em comum, estando lado a lado no espectro de luz,
possuindo, assim, pouquíssimo contraste entre elas.
Monocromia:
Refere-se a graduação em termos de saturação e luminosidade de um único matiz.
CÍRCULO CROMÁTICO:
Trata-se de uma representação das cores do espectro visível,
mostrando suas formações através das primárias e as relações entre si.
LEGENDA:
1-12: Matizes
3, 7, 11: Cores-luz primárias / Cores-pigmento secundárias
1, 5, 9: Cores-pigmento primárias / Cores-luz primárias
2, 4, 6, 8, 10, 12: Cores terciárias
A: Cores Complementares
B: Cores quentes
C: Cores frias
D: Cores análogas
E: Escala de neutralização
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A ANÁLISE DE CORES é o estudo da coloração pessoal
que tem como objetivo selecionar as cores que mais valorizam um indivíduo,
para aplicação na compra de roupas, maquiagem e acessórios e decoração de interiores.
O uso da cor, com seus incontáveis matizes,
torna-se cada vez mais relevante na definição de um estilo pessoal.
Para o profissional de moda e estética é imprescindível conhecer estudos e idéias sobre como favorecer a imagem física de um indivíduo e a harmonização de ambientes através das cores.
PARA TODOS QUE SABEM DA IMPORTÂNCIA DAS CORES E
DO IMPACTO QUE CAUSAM NA PRIMEIRA IMPRESSÃO.
____________________________________________________________fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/cores/pagina/CORES.html
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