23 maio 2010

Ergonomia da Percepcao - O Uso das Cores nos Ambientes

    Acreditando que a coloração não deve ser concebida somente por caracteristicas estéticas, mas que deve levar em consideração as diversas funções de um espaço, tanto no que se refere a sua usabilidade, quanto as exigências psicologicas do meio e do usuario. A primeira coisa a nos perguntar é: Qual é a função das cores em nossa vida? Como as percebemos? Para enfim questionarmos sobre a ação destas no ambiente, nossa alimentação, vestuário e sobre os nossos sentimentos. As cores transmitem mensagens e tendem a predispor determinados estados de humor, desencadeando emoções, modificando comportamentos e, por vezes, alterando o funcionamento do organismo. O nosso canal físico de informação da cor são os nossos olhos. É através dos sentidos, especificamente da visão, pela luz, que somos informados pelo meio externo. Ele nos da configuração espacial, permitindo-nos o equilíbrio postural, possibilitando-nos reconhecer objetos quanto a sua forma, cor, tamanho, mobilidade e luminosidade. Sabemos, através de pesquisas, que as cores atuam sobre a especie humana não só pelo canal perceptivo da visão, comunicando algo, ou seja, transmitindo mensagens aos quais atribui-se significados, mas tambem através da luz, pelas ondas de energia e portanto, eletromagneticamente (cromoterapia).
    QUATRO PLANOS PELO QUE SE PODE ESTUDAR

    A APLICABILIDADE DAS CORES: 
    QUÍMICA - envolve pigmentos e combinações; 
    FÍSICOenvolve a luz e a luminosidade;
     SENTIDOSenvolve a fisiologia e a psicologia; 
    AFETOenvolve significados que variam de cultura para cultura, atribuidos a cada cor.
    A FISIOLOGIA E A PSICOLOGIA DA COR
     As cores podem ser percebidas pelos sentidos ou pelo "simbólico", através de comprimentos de onda, vibrações, energias ou sentimentos. Todos estamos sujeitos a sua ação, seja pela sensibilidade a determinados estímulos luminosos, ou pela representação psíquica que damos a elas. No que diz respeito a fisiologia da cor, e através dos orgãos de percepção (cones), localizados na fóvea, que o homem percebe e identifica as cores que são refletidas. A luz e formada por radiações que ao chegarem ao olho, original sensações coloridas diferentes de acordo com o comprimento de onda, intensidade e misturas realizadas entre si. Como cor é uma característica pela qual o observador distingue padrões de luz, e luz eh energia radiante, visualmente avaliada; a cor deve ser medida pela combinacao de medicoes fisicas dos comprimentos de onda com informacoes sobre como o observador percebe as cores. Medidas na energia radiante sao de ordem fisica, enquanto a avaliacao desta pela percepcao humana, eh de ordem psicologica. 
    PALAVRAS-CHAVE NA PERCEPÇÃO SÃO: 
    Matiz: é a proporção de cada uma das cores percebidas
    (vermelho, amarelo, verde e azul) 
    Saturacaoé a proporção de croma de uma cor em relação a sua claridade
    (mais ou menos cinza)
    Claridade: atributo segundo o qual uma area aparenta emitir mais ou menos luz.
  • Durante muito tempo usou-se como cores-pigmento primárias o azul e o vermelho, em vez de ciano e magenta. Isso se deu pela semelhança entre eles e pela dificuldade de se achar esses pigmentos na natureza.
  • O magenta, ao contrário das outras cores, não se encontra no espectro de luz. Isso porque é criado pela sobreposição dos dois extremos do espectro, ou seja, violeta e vermelho.
__________________________________________________________________

Tudo que existe na natureza, em nosso mundo, está diretamente ligado às cores constituintes do astro que é a principal fonte de vida do planeta: o SOL.
    Existe uma relação vital entre tudo que habita a Terra, animais, minerais e vegetais e a luz solar. Mas não devemos nos esquecer que a luz branca do sol nada mais é do que a soma das sete cores que formam o arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, azul, violeta, verde e anil. Vemos cores em tudo a nossa volta e é quase impossível imaginar um mundo preto e branco.
    Mas só podemos perceber as cores na presença da luz. Cor é luz. Sem luz, nossos olhos não podem ver as cores. A cor é o resultado do reflexo da luz que não é absorvida por um pigmento. Assim podemos estudar as cores sob dois aspectos que estão diretamente relacionados embora sejam aparentemente opostos: a COR-LUZ e a COR-PIGMENTO.
__________________________________________________________________Distinção das Cores:


COR LUZ: 
    A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, nossos olhos sob ação dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor em muitas cores. A luz branca contem todas as cores.
    Você já viu um arco-íris? O arco-íris é um belo fenômeno da natureza. Ao incidir nas gotas de água da chuva que passa, os raios da luz solar que atravessa sob as núvens se decompõem em várias cores. São radiações coloridas.




COR PIGMENTO:
O pigmento é o que dá cor a tudo o que é material.

As folhas da plantas são verdes por terem clorofila; a terra tem cores diferentes em cada região por apresentar composição mineral diferente, e cada mineral tem um pigmento com sua cor própria: o óxido de ferro pode ser amarelo ou vermelho; o de cobre é verde; o de manganês é marrom; o de cobalto é azul; etc... Até a nossa pele tem pigmentos, como a melanina que dá a cor da pele de cada um de nós.
DESENHAR, PINTAR, COLORIR SÃO FORMAS DE EXPRESSÃO,
DE COMUNICAÇÃO QUE É NATURAL DO SER HUMANO.
Com o tempo o homem percebeu que podia extrair os pigmentos da natureza e utilizá-los em forma de tinta misturando com resina das árvores, com a clara e a gema de ovos e diferentes tipos de óleo para conservar, transportar e fixar as cores. Pintou sobre pedra, peles de animais e madeira e desenvolveu suportes próprios para a pintura: preparou as paredes com massas especiais, os afrescos; modelou cerâmica e fez azulejos decorados; fez mosaicos com vidros coloridos; telas com tecidos para pintar usando pincéis. e continua gostando de pintar as paredes e muros das cidades com a mesma necessidade de se expressar que os homens das cavernas. As técnicas de pintura se desenvolveram, se industrializaram e a tecnologia criou os pigmentos sintéticos. Cores "artificiais", feitas em laboratório, mas tão intensas e belas como as cores naturais que tentam imitar. Muitas tintas industrializadas ainda são feitas com pigmentos naturais, mas já existem pigmentos sintéticos de todas as cores. Os corantes também são pigmentos. Você já percebeu quantos corantes consumimos em nossas refeições? É por que a cor dos alimentos também é um atrativo para aguçar o paladar: a gente também come "com os olhos".
    As crianças adoram brincar com as cores. Experimentando misturar as tintas logo descobrem que podem formar novas cores. Esticam o plástico rosa e transparente do bombom e descobrem que "tudo ficou rosa".

Na verdade, ao olharmos através do plástico colorido e transparente estamos misturando as cores do mesmo modo que fazemos com as tintas. Essa mistura de pigmentos altera a quantidade de luz absorvida e refletida pelos objetos. O pigmento branco não absorve, mas reflete todas as cores. Estamos falando da COR-LUZ que é refletida pelos objetos quando iluminados pela luz branca, que é a soma de todas as cores.

Quando misturamos um pigmento PRETO a uma tinta BRANCA, aos poucos vamos obtendo diferentes tons de CINZA. Quanto MAIS PIGMENTO PRETO, MAIS ESCURO é o tom de cinza que obtemos até chegar ao PRETO. O que acontece é que o pigmento preto, ao contrário do branco, absorve todas as cores. Já vimos antes que o preto é a ausência de luz. O pigmento preto "esconde" todas as cores e, por isso, o preto que vemos é o "escuro", é a ausência de luz refletida. 
Podemos classificar as cores pigmento inversamente a cor-luz, pois é assim que nossos olhos podem ver, perceber e misturar as tintas. Essa mistura de cor-pigmento é chamada de mistura subtrativa, por ser oposta a mistura aditiva que acontece com a cor-luz. Na mistura subtrativa (mistura de pigmentos, tintas, etc...) as cores primárias são o AZUL, CIANO, o AMARELO LIMÃO e o VERMELHO MAGENTA.

__________________________________________________________________

Cores quentes: São o magenta, amarelo e todas em que essas predominem. Sugerem luz, calor, fogo, proporcionando uma sensação de atividade e dinamismo.
Cores frias: São o ciano, verde e todas as demais relacionadas. Transmitem sensação de conforto, tranqüilidade, associando ao frio e a água.


  • Embora as cores possam sugerir uma determinada sensação térmica, essa em nada tem a ver com a real temperatura da cor, sendo apenas um efeito psicológico. Na verdade cores de temperatura elevada tendem ao azul e as mais amenas ao vermelho.
Cores neutras:
São cores que não são influenciadas nem influenciam nenhuma outra devido a pouca energia que possuem, como o preto, o branco e todas as cores que, por dessaturação, tendem a essas duas.
Cores análogas:
São as cores que têm uma cor base em comum, estando lado a lado no espectro de luz, possuindo, assim, pouquíssimo contraste entre elas.
Monocromia:
Refere-se a graduação em termos de saturação e luminosidade de um único matiz.
CÍRCULO CROMÁTICO
Trata-se de uma representação das cores do espectro visível, mostrando suas formações através das primárias e as relações entre si.
 LEGENDA:
1-12: Matizes 
3, 7, 11: Cores-luz primárias / Cores-pigmento secundárias
1, 5, 9: Cores-pigmento primárias / Cores-luz primárias
2, 4, 6, 8, 10, 12: Cores terciárias
A: Cores Complementares
B: Cores quentes
C: Cores frias
D: Cores análogas
E: Escala de neutralização


____________________________________________________________



A análise de cores é o estudo da coloração pessoal que tem como objetivo selecionar as cores que mais valorizam um indivíduo, para aplicação na compra de roupas, maquiagem e acessórios e decoração de interiores.
O uso da cor, com seus incontáveis matizes, torna-se cada vez mais relevante na definição de um estilo pessoal. Para o profissional de moda e estética é imprescindível conhecer estudos e idéias sobre como favorecer a imagem física de um indivíduo e a harmonização de ambientes através das cores.
A análise de cores é o estudo da coloração pessoal que tem como objetivo selecionar as cores que mais valorizam um indivíduo, para aplicação na compra de roupas, maquiagem e acessórios e decoração de interiores.
Para todos que sabem da importância das cores e do impacto que causam na primeira impressão visual. Um curso muito importante para consultores de imagem, maquiadores, cabeleireiros/coloristas, estilistas, designers de moda e até decoradores e designers de interiores.
Se você tem interesse neste assunto, participe do workshop ANÁLISE DE CORES que acontecerá nos dias 31/05, 01 e 02/06 na Faculdade Senac.


http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/cores/pagina/CORES.html

Nenhum comentário: